quinta-feira, 16 de setembro de 2010


"COLUNA DO ZÉ WINNER NO US OPEN 2010"

Nova York, setembro de 2010. O placar do Estádio Arthur Ashe mostra 6/4, 5/7, 6/4 e 6/2. Agora com uma imponente camisa preta, cabelos mais curtos e um relógio de quase R$ 1 milhão no punho, o espanhol derrota Novak Djokovic. Hoje, Rafael Nadal é campeão do US Open - e também de Wimbledon, do Australian Open e de Roland Garros.

O número 1 do mundo agora tem o chamado 'Career Golden Slam'. Venceu os quatro torneios mais importantes do circuito, mesmo que em anos diferentes, e conquistou uma medalha de ouro olímpica em simples. Na história do tênis, apenas Andre Agassi conseguiu a façanha. Nem Roy Emerson, Rod Laver, Pete Sampras ou Roger Federer chegaram tão longe.


Na estante da casa dos pais em Mallorca, onde mora há 24 anos, já são oito troféus de Grand Slam. Cinco de Roland Garros (2005-08 e 2010), dois de Wimbledon (2008 e 2010), um do Australian Open (2009). Serão nove quando Nadal desembarcar com o troféu desta segunda.

Djokovic descarrega a raiva na raquete....Galera, não suportou a pressão!!!

A partida começou em altíssimo nível, com um primeiro ponto muito longo, com ótimos golpes de ambos e vencido por Djokovic. Nadal, porém, logo tomou o controle. Quebrou o saque de Djokovic e, dominando as trocas de bola, abriu 2/0 quando confirmou no segundo game.


O único momento de instabilidade do espanhol veio no quarto game, quando cometeu três erros não forçados e permitiu que o sérvio igualasse o placar. O número 1, no entanto, não deixou o oponente deslanchar. Colocou Djokovic para correr e, depois de ver o rival salvar cinco break points, conseguiu nova quebra com uma incrível paralela de esquerda. O momento irritou o sérvio, que quebrou a raquete. Depois disso, Nadal só precisou administrar seu serviço até selar o set.


Chuva interrompe a partida por 2h

Quando o segundo set começou, Djokovic adotou uma postura mais agressiva, se colocando mais próximo da linha de base.
Não demorou para a tática dar certo. Logo no quarto game, graças a três erros de Nadal, o sérvio conseguiu a quebra e, em seguida, abriu 4/1. O número 1 do mundo, no entanto, reagiu, devolvendo a quebra no sétimo game e empatando em 4/4.

Foi aí que a chuva veio, interrompendo o jogo - e o bom momento do espanhol. No recomeço, duas horas depois, Djokovic sacou em 30/30 e confirmou o saque. Nadal não voltou tão bem. No 12º game, jogou de forma hesitante e, com uma esquerda para fora, perdeu o saque e o set.


Saques compensam break points perdidos!!!

O ótimo momento de Djokovic durou pouco. Nadal quebrou no terceiro game do terceiro set e passou a dominar a parcial. O espanhol ainda teve mais oito break points (quinto e sétimo games) desperdiçados e permitiu que o sérvio continuasse ameaçando. Na hora de fechar, Nadal esteve atrás em 15/30, mas saiu do perigo com três saques indefensáveis - incluindo seu primeiro ace desde o set anterior - e fez 6/4, ficando a seis games do título.

O quarto set foi uma formalidade. Djokovic já se mostrava abatido e nem o break point salvo no primeiro game o animou. Nadal disparou, conseguindo duas quebras e vencendo cinco games seguidos. O sérvio não conseguiu - nem tentou - ameaçar mais e, após 3h42m de jogo, o número 1 do mundo levantava seu nono troféu de Grand Slam.....Nós do GBB e todos os amantes do tênis só temos a dzr....Valeu Nadal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário