segunda-feira, 19 de outubro de 2009


"COLUNA DO ZÉ ESPETO"

Especial Wimbledon - Saiba tudo sobre o torneio mais tradicional do tênis!


Final masculina em 2009: Roger Federer (SUI) 3x2 Andy Roddick (EUA) 5/7 7/6 (6) 7/6 (5) 3/6 16/14
Final feminina em 2008: Serena Williams (EUA) 2x0 Venus Williams (EUA) 7/6 (3) 6/2
Final masculina em 2008: Rafael Nadal (ESP) 3x2 Roger Federer (SUI) 6/4 6/4 6/7 (7/5) 6/7 (10/8) 9/7
Final feminina em 2008: Venus Williams (EUA) 2x0 Serena Williams (EUA) 7/5 6/4


O mais tradicional torneio de tênis do mundo começa na próxima segunda-feira, nas sagradas quadras de grama do All England Club. Este ano, a competição terá uma premiação total de £12,550,000, um aumento de 6,2% em relação a 2008. Os campeões das chaves de simples masculina e feminina levarão £850,000 cada um. Quem for derrotado na 1ª rodada leva £ 10,750.
A versão deste ano manterá o primeiro domingo sem jogos, o que é tradicional em Wimbledon. Além disso, este será o primeiro do torneio com o teto retrátil. A partir desse ano, a quadra central e a quadra 1 terão este recurso, uma grande inovação que promete boa repercussão.
A galeria de campeões de Wimbledon coloca no topo o americano Pete Sampras e o britânico William Renshaw, com 7 conquistas cada um. No feminino, o topo está com a tcheca naturalizada americana Martina Navratilova e seus inacreditáveis 9 troféus. O Brasil está muito bem representado com Maria Esther Bueno e seu tricampeonato.
Em sua campanha vitoriosa ano passado, Rafael Nadal eliminou, na sequência, Andreas Beck, Ernestes Gulbis, Nicolas Kiefer, Mikhail Youzhny, Andy Murray, Rainer Schuettler e Roger Federer.
Este ano a briga promete ser acirrada. Os favoritos são Roger Federer, Rafael Nadal, Andy Murray e Novak Djokovic. No feminino, a briga está mais aberta, com boas chances para as americanas Venus e Serena Williams, as sévias Jeelna Jankovic e Ana Ivanovic e para a armada russa, capitaneadas por Maria Sharapova, Svetlana Kuznetsova, Elena Dementieva e atual número um do mundo Dinara Safina..
O Brasil terá três tenistas em Wimbledon, todos na chave de duplas. Bruno Soares, número 15 no ranking da modalidade, será o quinto cabeça-de-chave jogando ao lado de seu parceiro, o zimbabueano Kevin Ullyett, enquanto Marcelo e André Sá, 15ª melhor dupla do ano, será a parceria cabea 11 e busca repetir esse ano a campanha de 2007 quando foram às semifinais.
PC Mafú direto pr coluna do Zé Espeto......Abs!!!


"COLUNA DO Dr. FRANGOLINO"


Porque o Tênis - Por Paulo Cleto

Acho que vou criar uma seção no blog chamada “Porque o Tênis”. Porque volta e meia surge algo para me relembrar do porque sou apaixonado por esse esporte. Desconfio, no meu intimo, que não são exatamente as mesmas razões de todos os meus leitores, o que não me impedirá de dividir as minhas razões e conhecer a de vocês. Por isso, daqui para frente, quando surgir um fato relevante, pelo menos na minha visão, e eu conseguir escrever a respeito, farei um post. Sejam meus convidados para fazer o mesmo.


O que me pegou hoje foi o jogo entre o gentleman Nicolas Lapentti e o maluco-beleza Marat Safin. Confesso que quando liguei a TV não sabia por quem torcer, ou melhor, por quem sofrer. Porque o jogo oferecia ambas as oportunidades.


Só assisti o terceiro set, a partir do 2×0 Safin. O que aconteceu daí para frente foi uma montanha russa de emoções, bem ao gosto de quem vibra com as alternâncias e possibilidades que o jogo oferece.

Ao contrário do que o comentarista da TV comentou, e mesmo o que alguns leitores escreveram, não vejo a coisa pelo prisma sugerido. Como fã não acompanho a partida julgando e condenando os jogadores por suas falhas e deslizes. Especialmente em um jogo equilibrado como esse.


Só para lhes fazer salivar, se não acompanharam esse terceiro set, Safin abriu 4×0, perdeu os dois brakes, quebrou novamente no 4×4, sacou para jogo no 5×4 e não conseguiu fechar, estraçalhou sua raquete, pirou e perdeu o primeiro ponto do game seguinte por conta de uma punição. Lapentti sacou no 6×5, teve dois match-points, não conseguiu fechar, perdeu seu saque, abriu, se não me engano, 4×1 no tie-break, perdeu a vantagem e ainda encontrou uma maneira de ganhar o jogo. Tudo isso recheado de alternâncias emocionais e pontos maravilhosos.


Na minha visão, são dois tenistas experientes, talentosos lotados de possibilidades tenisticas, atualmente considerando a aposentadoria e lutando, dentro de seus limites, para acompanharem as dificuldades do circuito. O jogo que apresentaram foi lindíssimo e de alto padrão. Se os erros aconteceram, eu lembro que o jogo de tênis exige, o tempo todo, que cada um dos oponentes tente sempre desequilibrar e destruir o adversário, uma exigência mental desconhecida e incompreensível por quem nunca viveu situação semelhante.

Se os dois em quadra não são um Nadal da vida, ótimo, até porque o meu saco tem limite para Nadal, Federer e perfeições. Adoro ver dois atletas lidando com suas próprias limitações e apresentando suas soluções. Adoro ver um jogo jogado, disputado, sofrido e resolvido. Sim, porque a grande tragédia do tênis é que não existe empate, a coisa mais mariquinha que alguém já inventou para o esporte......

Estamos inaugurando mais uma coluna (essa personalizada) em nosso blog, espero q gostem da Coluna do Dr. FRANGOLINO.........Abs


" TEM QUE ATURAR"


FLA 2 x 0 PORCO....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk............